Projetos concluídos

2019
DIGITALIZAÇÃO DE ARQUIVOS DO JUDICIÁRIO (I)
Coordenação: Gefferson Ramos Rodrigues & Emilie Stoll
Patrocino: Embaixada do Grão Ducado de Luxemburgo & Institut de Recherche pour le Développement (IRD)
Duração: 12 meses
Realização: Em novembro de 2018, a Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil subsidiou o CDHBA com uma doação de R$ 26.610 que permitiu financiar duas bolsistas durante 13 meses, comprar um escâner, um computador, HDs e material de consumo. O Institut de Recherche pour le Développement (IRD) comprou um segundo escâner em complemento para a digitalização do material. Em 12 meses, as duas bolsistas Maiara Toledo e Camila Gomes digitalizaram 72 caixas de processos do TJPA do século XIX (comarca de Santarém) e elaboraram três catálogos para a consulta do acervo por pesquisadores: inventários, processos cíveis, processos criminais. A totalidade dos processos do século XIX foi assim digitalizada, sobrando apenas 10 caixas de livros de registros.

2019
TRANSCRIÇÃO DOS INVENTÁRIOS DA COMARCA DE SANTARÉM NO PERÍODO COLONIAL

Coordenação: Emilie Stoll
Financiador: Institut de Recherche pour le Développement (IRD) com a verba do projeto europeu H2020 ODYSSEA
Duração: 6 meses
Realização: a mestranda Luziane Lobato transcreveu os 47 inventários presentes no acervo do TJPA – comarca de Santarém – relativos ao período colonial (1800-1820).

2019
DIGITALIZAÇÃO DOS LIVROS DE ESCRITURAS E PROCURAÇÕES DO CARTÓRIO BENTES VIEIRA DO 2O OFÍCIO DE SANTARÉM (1882-1968)
Coordenação: Gefferson Ramos Rodrigues
Financiador: Cartório Bentes Viera do 2o Ofício de Santarém
Duração: 4 meses
Realização: O projeto consistiu em digitalizar 88 livros de escrituras e procurações do Cartório do 2o Ofício de Santarém, referente ao período de 1882 a 1968. Os livros ora são somente de escrituras, ora apenas de procurações, mas, por vezes, de escrituras e procurações em um único volume. Por motivo de força maior, foi possível fazer a digitalização apenas desses dois tipos de documentos, mas, espera-se, em outro momento, retomar o projeto para digitalizar os outros tipos de documentos existentes no Cartório e que ainda estão, inclusive, por serem inventariados. Espera-se também, em momento posterior, dar um tratamento mais qualitativo à documentação detalhando os tipos específicos de escrituras e procurações.
Alunos envolvidos: 4 bolsistas de Graduação

2019
ORGANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DAS ATAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM (1914-2012)
Coordenação: Gefferson Ramos Rodrigues
Financiador: Câmara municipal de Santarém
Duração: 6 meses
Realização: O projeto organizou e digitalizou as atas da Câmara Municipal de Santarém referentes ao período de 1914 a 2012. Antes, uma parte das atas encontrava-se na própria instituição e outra em um depósito sem as mínimas condições de armazenamento, ignorando-se o paradeiro de muitos volumes. Com o projeto foi possível reunir todas as atas existentes em um único lugar e digitaliza-las. A organização do acervo ainda incluiu documentos relativos a prestação de contas da instituição que foram inseridos em caixas-arquivo e acondicionados em prateleiras.
Alunos envolvidos: 11 bolsistas de Graduação

2018
DOCUMENTOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EXISTENTES NO CENTRO CULTURAL JOÃO FONA DE SANTARÉM (1894-1959)

Coordenação: Gefferson Ramos Rodrigues
Parceria com a Secretaria de Cultura de Santarém
Duração: 4 meses
Realização: O projeto digitalizou documentos do poder executivo municipal acondicionados no Centro Cultural João Fona (CCJF), também conhecido como Museu João Fona, da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém. O acervo é constituído essencialmente de documentos relativos ao poder executivo municipal como leis, portarias e decretos de um período que se estende de 1894 a 1959. A documentação, constituída de 32 livros, permanece no CCJF e uma versão digitalizada armazenada no Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas. Em uma etapa posterior será realizada a catalogação dessa documentação.
Alunos envolvidos: 3 bolsistas de Graduação

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search