Digitization of Justice court files under authoritarian regimes in Amazonia (MEAP)

Duração:
2021 – 2023

Coordenação:
Emilie Stoll
Gefferson Ramos Rodrigues

Vice-coordenação:
Luiz Laurindo Junior
Wania Alexandrino Vianna

Patrocino:
University of California in Los Angeles Library – UCLA Library

Adminsitração do recurso:
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS

Valor:
US 50.000 $

Projeto:

O Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), ligado ao curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vem desenvolvendo junto ao Modern Endangered Archives Program – MEAP [Programa de Arquivos Modernos em Perigo] o projeto “Digitization of Justice court files under authoritarian regimes in Amazonia”, sob os auspícios da Biblioteca da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O projeto “Digitization of Justice court files under authoritarian regimes in Amazonia”, consiste na higienização, catalogação e digitalização do acervo de documentos jurídicos produzidos durante regimes autoritários, na Amazônia do século XX, referentes à Comarca de Óbidos e que atualmente estão sob os cuidados do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas, localizado na Ufopa. O projeto dispõe de uma valiosa documentação que pertence aos foros Cível (ação ordinária, ação executiva, testamentos, inventários, posse de terras, partilha de bens, nomeação de tutor, etc..) e Criminal (homicídios, desacato, defloramento, estupro, agressão, corpo de delito, furto, etc.) que permitem estudar os mais variados aspectos históricos da população do Baixo Amazonas.

O projeto é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), o Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) [Centro Nacional de Pesquisa Científica da França] e a University of California in Los Angeles Library (UCLA Library). A coordenação é composta pelos professores Emilie Stoll, do CNRS, Gefferson Ramos Rodrigues, Wania Alexandrino Viana e Luiz Carlos Laurindo Júnior, da Ufopa. Além disso, o projeto conta com a participação de 12 alunos de diversos cursos de graduação da Ufopa, entre eles: História, Antropologia, Arqueologia, Direito, Letras, Pedagogia e Ciência da Computação.

A preservação e digitalização desse acervo é fundamental, pois permite conhecer os mais variados aspectos históricos da população do baixo Amazonas, assim como também contribuir no campo científico, uma vez que esses documentos são de grande valor histórico e estarão disponíveis nos acervos digitais da UCLA Library (online) e do CDHBA (para consulta in loco).

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search