Digitalização de arquivos do judiciário (II)

Coordenação :
Gefferson Ramos Rodrigues
Emilie Stoll

Patrocino:
Embaixada do Grão Ducado de Luxemburgo no Brasil

Valor:
R$ 30.000

Projeto:
A região de Santarém no estado do Pará (Amazônia brasileira) possui rica documentação de origem jurídica, cível e criminal, dos séculos XIX e XX. Este acervo está pouco acessível, disperso em diferentes instituições públicas ou particulares e religiosas. Esses fundos incluem, por exemplo, inventários, registros civis (nascimento, casamento, óbito, divórcio, etc.), relações de compra e venda de escravos, cultivo de cacau, extração de látex (Fordlândia, Belterra), além de documentos sobre a grande rebelião popular amazônica da Cabanagem (1834-1840) e a época das grandes obras de “modernização” da Amazônia durante a ditadura militar no século XX. Os documentos são de grande valor histórico, pois retratam o cotidiano dos habitantes do Baixo-Amazonas nos séculos XIX e XX.

Parte dessa documentação se encontra atualmente sob os cuidados do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA). Em particular, é o caso de documentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) em Santarém (processos cíveis e criminais de 1800 a 1970), confiados à UFOPA através de um acordo de cooperação técnica assinado em 2013 para sua higienização, preservação e armazenamento.

Nessa segunda fase do projeto [ver informações sobre a 1a fase], a subvenção concedida pela Embaixada de Luxemburgo para 2020-2021 permitirá a digitalização de cerca de 210 caixas de documentos do século XX por 6 bolsistas.

Além de seu inegável interesse científico, a digitalização dos arquivos judiciários do TJPA contribui para atender à grandes demandas da sociedade brasileira (acesso documental, redução das desigualdades sociais) e a um objetivo específico de desenvolvimento sustentável, já identificado pelas Nações Unidas: paz, justiça e instituições eficazes (ODD n°16).

Bolsistas do projeto

Camila Silva Gomes Licenciatura em História – Ufopa Bolsa Embaixada de Luxemburgo
Caroline do Nascimento Avelino Licenciatura em História – Ufopa Bolsa Embaixada de Luxemburgo
Carlos David Sousa Guedes Licenciatura em História – Ufopa Bolsa Embaixada de Luxemburgo
Elielson Bruno Freitas da Silva Licenciatura em História – Ufopa Bolsa Embaixada de Luxemburgo
Eloísa de Sousa Sá Licenciatura em História – Ufopa Bolsa Embaixada de Luxemburgo
Felipe de Oliveira Licenciatura em História – Ufopa Bolsa Embaixada de Luxemburgo
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search