Indicação da tese da Prof. Wania para o Prêmio CAPES de melhor tese 2020

A Professora Wania Alexandrino (UFOPA), colaboradora do CDHBA, foi indicada ao Prêmio CAPES de melhor tese 2020. A tese de Doutorado foi defendida em 2019 na UFPA, sob a orientação do Professor Rafael Chambouleyron.

Resumo : Este estudo trata das medidas adotadas pela Coroa portuguesa para a defesa da capitania do Pará durante o reinado de D. João V (1707-1750). Insere-se, sobretudo, na análise da problemática em torno da manutenção e provimento de tropas necessárias para a efetiva defesa de território. Afirma-se que do ponto de vista das forças legais –companhias de ordenanças, regulares e auxiliares –o sistema defensivo da capitania foi frágil durante todo o período analisado. Em decorrência disso, o principal argumento desta tese é que a atuação e participação indígena nas atividades militares qualificaram a tropa lusa e garantiram a defesa e a expansão da fronteira colonial na capitania do Pará. Nesse processo, complexas redes de mobilização de gente para a defesa constituíram-se. Essa gente de guerra, na fronteira e no sertão, desenhou nesta parte da conquista um sistema defensivo particular, que só se explica pelas conexões e relações estabelecidas entre militares e índios, na experiência de defesa do Pará colonial.

Ler a tese no repositório de teses do PPGHIST da UFPA.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Emilie Stoll (6 de Maio de 2020). Indicação da tese da Prof. Wania para o Prêmio CAPES de melhor tese 2020. CDHBA - Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas. Recuperado em 12 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/mdie


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.